top of page
  • Foto do escritorLuimar Molina

Profilaxia Dentária em pets, o que é? Como é feita? Por que deve ser feita?

Neste post iremos descrever brevemente o que é? Como é feita? Por que deve ser feita? a Profilaxia Dentária em Pets.


Você sabia, que seus pets também tem tártaro e necessita de limpeza igual nós humanos e muita das vezes eles ficam doentes por conta disso.


Aqui fica duas pergunta, você já abriu a boca do seu pet para dar uma olhada como estão os dentes dele? Já sentiu um "bafinho fedido"?


É, muitos dos nossos pets sente dores e aguenta muito fortemente, mas às vezes eles ficam mais desanimados, triste por conta da dor de dente que estão sentindo, sim, nossos pets têm problemas dentários, gerando aquele "bafinho" indesejado e em alguns momentos ou situações sérias que podem ir para corrente sanguínea, até podemos poder eles por falta desse cuidado, que é simples, mas alguns até tutores sabem, mas existe aquele receio da anestesia, abaixo, vamos detalhar para você e para sentir mais confiante em cuidar da saúde bocal do seu pet.


A profilaxia dentária em pets é um procedimento veterinário que tem como objetivo limpar os dentes do animal e prevenir o acúmulo de tártaro e placa bacteriana. Essa limpeza é realizada por um médico veterinário com o uso de instrumentos específicos, como curetas e ultrassom, e é feita sob anestesia geral inalatória. É importante porque o acúmulo de placa bacteriana e tártaro pode levar a problemas graves de saúde bucal, como gengivite, periodontite e perda dentária. Além disso, a saúde bucal pode afetar outras partes do corpo do animal, como o coração, fígado e rins.


Recomenda-se que a profilaxia dentária em pets seja realizada anualmente ou conforme orientação do veterinário, dependendo das necessidades individuais de cada animal. Além disso, é importante que os tutores de animais de estimação realizem a escovação dentária diária e ofereçam alimentos específicos para a saúde bucal, como alimentos secos e snacks dentais.


Existem várias razões pelas quais a profilaxia dentária é importante para a saúde dos seus animais de estimação. Aqui estão algumas razões pelas quais você deve considerar fazer a profilaxia dentária em seu cachorro e gato:

  1. Prevenção de doenças dentárias: A profilaxia dentária ajuda a prevenir doenças dentárias em cães e gatos, como cáries, gengivite e periodontite. Essas condições podem levar a dor, infecções e até mesmo à perda de dentes. A profilaxia dentária regular ajuda a evitar que essas condições se desenvolvam.

  2. Prevenção de doenças sistêmicas: A saúde oral está diretamente relacionada à saúde geral do animal de estimação. A infecção dental pode se espalhar para outros órgãos do corpo e causar problemas de saúde graves, como doenças cardíacas e renais. A profilaxia dentária pode ajudar a prevenir essas doenças sistêmicas.

  3. Aumento da longevidade: Cuidar da saúde oral do seu animal de estimação pode ajudar a aumentar a sua expectativa de vida. Animais de estimação com dentes saudáveis e limpos são menos propensos a desenvolver problemas de saúde graves, o que significa que podem viver por mais tempo.

  4. Economia de dinheiro: Embora a profilaxia dentária possa parecer um custo desnecessário, pode realmente economizar dinheiro a longo prazo. O tratamento de problemas dentários pode ser caro, especialmente se o animal precisar de extrações dentárias ou outros procedimentos invasivos. A profilaxia dentária regular pode ajudar a evitar esses custos extras.

  5. Melhora da qualidade de vida: Animais de estimação com dentes saudáveis são mais propensos a ter uma qualidade de vida melhor. Eles podem comer confortavelmente, brincar e interagir com os seus proprietários sem dor ou desconforto.


Em resumo, a profilaxia dentária é uma parte importante dos cuidados com a saúde do seu animalzinho de estimação e pode trazer muitos benefícios a longo prazo. Se você ainda não fez a profilaxia dentária no seu cachorro ou gato, é altamente recomendável que você agende uma consulta com um de nossos veterinários para discutir as opções de cuidados dentários para seus animais de estimação.





144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page